é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

sexta-feira, abril 30, 2010

4am, April 30th , 2010

We're done.

(a tese está completamente acabada. os agradecimentos tinham ficado para o fim, e acabei agora. amanhã, imprimir.)

quarta-feira, abril 28, 2010

"o ar está morno" é uma maneira de dizer

Hoje, mínima de 4ºC, máxima de 9ºC.

(As flores, é como se não fosse nada com elas.)

segunda-feira, abril 26, 2010

coisas que aconteceram 2


spring exploded, originally uploaded by ana_rita.

Aconteceu a primavera.

Os canteiros a acordar ainda antes da última neve derreter, primeiro os crocus, e depois com mais coragem os narcisos e os jacintos. E em crescendo, as tulipas e os lilases, cores em todos os canteiros.

E as árvores em histeria, a esquecer-se de crescer folhas, a ignorar a fotossíntese, só flores fLoReS FLORES! Explosões de branco e cor-de-rosa e amarelo e vermelho, flores fLoReS FLORES!

Suspiro. O ar está morno e cheio de cheiros doces. Está para ficar, a primavera.

domingo, abril 25, 2010

e por falar em liberdade

Porque hoje foi o dia, fui comprar uma dúzia de cravos vermelhos para ter cá em casa e fiz o almoço a cantar canções de Abril. E porque a palavra se vai espalhando, desejaram-me deste lado um bom 25 uma italiana, um russo, uma colombiana e uma mão cheia de americanos de todas as cores. Abril abril :)

coisas que aconteceram 1

(No pequeno avião que alugámos, eu sentada ao lado da m., no lugar de copiloto, cada uma de nós com um "volante" à frente - manche, fui procurar no google.)

Ela, "Ora isto é muito fácil. Se fizermos assim..." e vira o manche para a esquerda, e o avião inclina elegantemente para a esquerda, "então o avião vira para a esquerda." Volta a endireitar o avião. "Se fizermos assim..." e vira o manche para a direita, e o avião inclina para a direita, "então o avião vira para a direita". E continua, "Se empurrarmos para a frente, o avião põe o nariz para baixo e desce, se puxarmos para trás, o avião põe o nariz para cima e sobe." E depois, assim sem mais nem quê: "Pronto, agora conduzes tu" e larga os comandos.

E eu, gah.

E depois, conduzi. Sobre a água, a costa à nossa esquerda, as rochas lá em baixo a recortar o mar, o oceano pacífico! Quase nem é preciso fazer força, o avião é tão pequeno que obedece ao mínimo toque, estamos aqui os três numa latinha, a m., o m. e eu, a voar, e eu digo esquerda e a latinha esquerda, eu digo direita e a latinha direita, assim, no meio do ar, só ar de todos os lados, e lá muito em baixo a água, uma sensação imensa que é tudo ao mesmo tempo incredulidade, excitação, medo, poder, fragilidade, vertigem e liberdade.

voar!


(Califórnia, fim de Março, conferência no MSRI)

Conheci uma amiga de um amigo que além de ser estudante de matemática está a tirar o brevê, juntámo-nos os três, faltámos às palestras de uma tarde, alugámos um aviãozinho e fomos voar. Voar!

quarta-feira, abril 14, 2010

Ana Rita Pires

Title: Origami Manifolds
Date: Tuesday, April 6, 2010
10:00am, Room 66-168
Committee: Victor Guillemin (thesis advisor), Tom Mrowka,
Ana Cannas da Silva (Princeton University), Eva Miranda (Universitat Politécnica de Catalunya)

Abstract

An origami manifold is a manifold equipped with a closed 2-form which is symplectic everywhere except on a hypersurface, where it is a folded form whose kernel defines a circle fibration. In this talk I will explain how an origami manifold can be unfolded into a collection of symplectic pieces and conversely, how a collection of symplectic pieces can be folded (modulo compatibility conditions) into an origami manifold. Using equivariant versions of these operations, I will show how classic symplectic results of convexity and classification of toric manifolds translate to the origami world. There will be pictures resembling paper origami, and possibly instructions on how to fold a paper crane.

quarta-feira, abril 07, 2010

segunda-feira, abril 05, 2010

women in math

No dia anterior à defesa o que é que eu faço? Retoco os acetatos, vou comprar umas calças jeitosas com uma amiga, ensaio o que vou dizer na palestra e antes de ir dormir passo a ferro a camisolinha que vou usar amanhã.

24 horas*

A defesa é amanhã. Amanhã. Respiro fundo e digo outra vez: a-ma-nhã. Está tudo a postos, a palestra preparada, só quero revê-la mais uma vez com calma, tenho que fazer umas anotações ainda, mas nada de mais.

E como vai ser? Uma palestra normalíssima, só que com um público mais heterogéneo do que é costume em seminários do departamento, por causa dos amigos. No fim fazem umas perguntas, e depois sai toda a gente da sala para o júri se reunir e decidir se sim ou sopas. Pronto, é isso. E esperemos que seja sim.

*but who's counting?

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.