é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

segunda-feira, novembro 14, 2005

learner's permit

Manhã burocrática. Na RMV (DGV cá do sítio), no consulado português, e novamente na RMV.
Gastei tempo e dinheiro, ainda dormitei no consulado, estudei o código e fiz tpc's de geometria na RMV, fiz o exame de código e recebi a minha licença de aprendizagem. Agora preciso de encontrar alguém com carro, carta, e paciência para me deixar dar umas voltinhas. Bom...

Detalhes:
Não convertem a carta de condução portuguesa, é preciso tirar a carta outra vez, exame de código, exame de condução. Começa-se por obter a licença de aprendizagem, para isso são precisos 4 documentos: SSN, prova de assinatura, prova de data de nascimento, prova de residência.
Cheguei à hora de abertura, 8 e meia, munida dos meus quatro documentos. Reli o código enquanto esperava. Na minha vez, disseram-me que um deles não servia, quis saber porquê, quis saber o que é que serviria, que senhoras tão pouco prestáveis. Precisava de um documento que provasse a minha data de nascimento. Não, não precisava de ser um documento da lista 1, podia ser da lista 2. Ironia, fui usar a carta de condução portuguesa como documento para provar a data de nascimento para poder pedir a carta de condução americana. Como as letrinhas aparecem em português, tive que ir fazer uma tradução. Fui ao consulado, é menos de meia hora a pé, um passeio agradável. Muito simpáticos, muito solidários, mas muito lentos e, ah, fiz as contas, o que paguei ficou em 80 cêntimos por palavra!
Voltei para a RMV, documentos em riste, paciência diminuída. Ia fuzilando com os olhos a funcionária que me disse que não tinha a certeza de que aquele documento servia, depois a coisa lá se arranjou, ela conferenciou com a colega, tirou as fotocópias que lhe competiam, exame aos olhos, leia lá a 4ª linha, diga as cores, assine aqui, fotografia, pagar a taxa, em que língua quer fazer o exame, inglês, muito bem, pode entrar.
Depois, o tête-à-tête com o computador, perguntas de chacha, mas ainda bem que li o livro de ponta a ponta, sabem que sem pagar o child-support em atraso não se pode renovar a carta? Cheguei às 14 com as 14 certas, não foi preciso continuar até às 20, o computador deu-me os parabéns e mandou-me embora, a funcionária deu-me mais uns papéis, mandou-me embora e eu fui. Finalmente.
Ufa.

3 comentários:

Perola Granito disse...

Temos coisinhas novas, passa por lá!!!

Ana Rangel disse...

A isto é que se chama uma manhã cheia! O que interessa é que rendeu e já tens o código prontinho... ;)

Agora só falta o resto... nós não temos carro senão tinhas o problema resolvido!

Boa sorte!

teresa.com disse...

então parabéns!! se não estivessemos tão longe emprestava-te o carro... ainda por cima é manual!

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.