é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

sábado, março 11, 2006

sr. manel

o sr. manel deixou a madeira em 79, foi viver para a venezuela. catorze anos depois, mudou-se para os estados unidos, casou por cá, fez cá família, abriu um negócio. a peixaria fernandes, fernandes fish-market.

sr. manel

entra-se e logo à direita estão as caixas com o bacalhau. em cima do balcão, caixinhas com bolos, atrás do vidro os queijos. na prateleira de cima, junto ao tecto, panelas da sopa e louças de barro. atrás do balcão, mousse de chocolate alsa, pudins boca-doce, sopas e caldos knorr, farinha maizena, chocolates regina em forma de chapéu-de-chuva. e os produtos gonsalves, claro, que isto é o portugal emigrante na américa.

entra um cliente, "como é que está o sporting?", "um a zero".
o senhor fernandes sorri, tem bigode e uma caneta presa atrás da orelha, merceeiro mesmo.

todas as semanas há pastéis de nata. de duas em duas semanas há enchidos. incluindo farinheira. farinheira!

a todos os deslocados desejo um sr. manel.

10 comentários:

Nelson disse...

Em Estrasburgo eu tinha um Sr. Fernandes e uma Sra Fernandes.

Tinham bacalhau, claro, pasteis de nata (mas só congelados para fazer no forno), Super Bock e Sagres, vinho verde (É tão bom comer bacalhau à braz feito em casa acompanhado de Casal Garcia quando se está a 2000 km de casa...), sumol, e muitos outros produtos cujo valor só reconhecemos quando vamos para longe.

Mas concordo contigo, é muito importante ter um Sr. Manel (ou Sr. Fernandes) quando se mora longe. Isso e o Skype!

Ana Rangel disse...

Ainda ontem lá fomos... buscar os pastéis de bacalhau e a manteiga mimosa (não dá para viver sem ela, mesmo pagando 4 (!!!!) dólares por pacote).

Um Sr. Manel juda um bocadinho quando se está tão longe...

J Beira disse...

Deve ser óptimo ter tudo isto numa loja Fernandes, com o próprio do senhor Manel. Logo eu (que não precio nada a cozinha portuguesa, nada!), espero encontrar um senhor Manel para onde quer que vá, um dia (haverá exportações? :P)

Amar disse...

Ana Rita.
Gostaria de trocar uma mensagem em privado contigo referente aos produtos portugueses.
Uma vez que não localizo o teu mail no blog (sou um bocado despassarada), será que poderias mailar-me para arquilandia@yahoo.com.br

Pedro disse...

Simpatico retrato, tenho que ir lá ver o home. Dia cheio no blogue, sim sra!

Ana disse...

eu tb quero um senhor manel!!! ele nao quer mudar-se para cardiff?? Jokas

ana rita disse...

e hoje se tudo correr como planeado vou lá voltar, para comprar um queijo para oferecer a uma deslocada em san francisco!

Lita disse...

Olá priminha!!

Desculpa a ausência ..... trabalho - casa- trabalho...

Fiquei triste por não teres encontrado as famosas salsichas NOBRE!! Procura lá bem a ver se as encontras??? :(((

Beijinhos Grandes

Marta Correia disse...

Por aqui, em Cambridge UK, nao ha' Sr. Manel... A unica coisa pseudo-Portuguesa que se arranja e' o Nandos (http://www.nandos.co.uk/). Ha' Compal, Agua de Carvalhelhos, Sagres e Super Bock, mas os pontos comuns com Portugal acabam mesmo por ai...

a disse...

será o queijo fresco de fall river?... era tão bom com as mega-carcaças da casal bakery do outro lado da rua! e para mim estavam just across the street porque vivia na elm com a cambridge.
olha, e o fernandes ainda passa a manhã a fritar carapaus (que serve com molho escabeche) e bacalhau para vender nas caixinhas de take-away?... é assim que me lembro dele.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.