é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

quinta-feira, agosto 23, 2007

oh tao giros

1. No outro dia, enquanto ele dormia a sesta, eu peguei na minha matematica e fui para a varanda pensar. E depois, enfim, como explicar, uma pessoa pega no livro e vai lendo, mas depois ha' uma ideia, um passo na logica descrita que nao e' assim tao obvio, e em vez de ler e acenar com a cabeca, e' preciso pensar porque e como e voltar atras, reler o paragrafo anterior, ir ao outro livro confirmar a definicao de qualquer coisa ou as condicoes exactas do teorema a aplicar, mas principalmente pensar, pensar, encaixar tudo direito dentro da cabeca, as ideias todas por ordem, ate' criar um fio de pensamento suficientemente desembaracado para o poder aceitar e seguir em frente. Quando acontecem estes no's que e' preciso desembaracar, levanto-me e ando para tras e para a frente, como se de algum modo isso ajudasse. E' um habito comum, ja' vi muita gente a fazer o mesmo. E, estava eu a dizer, no outro dia enquanto ele dormia a sesta, eu peguei na minha matematica e fui para a varanda pensar. E, como tem que ser, andar para tras e para a frente, a toda a extensao da varanda, 'as vezes a fazer desenhos no ar com as maos, que isso tambem ajuda quando nao se tem papel 'a frente.
Quando decidi parar, deixar a varanda e reentrar na sociedade, vieram os comentarios da familia. Que e' como ve-lo a ele a pensar sobre matematica, so' que em versao feminina, oh tao giros.

2. Ontem, ele ja estava melhorzinho (gripe, parece) e decidiu juntar-se a mim na matematica. Nao fazemos a mesma matematica, mas neste estadio ainda e' possivel fazer incursoes na matematica um do outro. Por isso ontem 'a tarde sentamo-nos os dois na mesa da sala, e depois na bancada da cozinha, com o meu livro. Conversa incompreensivel para os outros. Mas, oh tao giros, ate' fotografias tiraram, ele, eu e o livro, oh tao giros.

1 comentário:

Atlantico Ocidental disse...

how cute indeed!! ;-)

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.