é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

quarta-feira, dezembro 24, 2008

xn+yn=zn

Deixem-me lá falar um bocadinho de matemática, sim?

O Último Teorema de Fermat é assim um colosso matemático. (Vão ler que a história é engraçada e a página na wikipédia é curtinha.) Muito fácil de enunciar, dificílimo de provar. Mas é razoavelmente comum as pessoas acharem que encontraram uma demonstração elementar e ela estar errada. Aliás, chama-se ao teorema "de Fermat", porque foi ele o primeiro a cometer esta gaffe.

Mais ou menos uma vez por ano, recebo (eu, e suspeito que toda a gente com um endereço de email de um departamento de matemática) um email de um qualquer desconhecido com uma "demonstração" do Último Teorema de Fermat (FLT: Fermat's Last Theorem).

Our FLT proof is plain and perfect.
Therefore, Andrew Wiles`s FLT proof is practically worthless.
Sincerely yours.

Vinha uma data de ficheiros em anexo, alguns em inglês outros em chinês. As últimas linhas do artigo com a "demonstração" fizeram-me sorrir:

We believe in the Fermat.
And we believe that the space and the matters come into existence, when the numbers come into existence and we also believe that all cosmic materials and lives change but the number theory cannot change now and forever.
Thanks.

Ai... We believe in the Fermat é lindo.

1 comentário:

PQz disse...

Ok, se ninguém se chega à frente, chego eu: geek! :)

Olha lá, onde é que andas? Ponho-me a andar no domingo à hora de almoço.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.