é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

practice teaching

Quando andava no técnico era monitora, dava aulas práticas de análise matemática ou álgebra linear, e isto sem nenhum drama, concorri ao lugar, fui colocada, e pronto, quando o ano lectivo começou, engoli o medo de palco que houvesse e fui dar as aulas.

Aqui, a coisa é muito mais complicada. No próximo semestre tenho que começar a trabalhar (que a bolsa da fct é choruda mas nem chega para pagar as propinas), ou seja, a corrigir trabalhos de casa ou a dar aulas, que aqui se faz em separado. Para dar aulas, é preciso antes fazer um workshop, que há-de ser daqui a uns dias, e ainda antes disso ir assistir a uma aula de um colega e dar a aula seguinte. E, ahá, os alunos recebem uns formulários para preencher ali mesmo no fim da aula e avaliar a prestação do aspirante a monitor.

Assim, passei uma noite a recordar integrais duplos, uma manhã a fazer exercícios e ontem fui dar a tal aula. No fim, li os comentários dos alunos. Que às vezes falo baixinho, que faço desenhos bonitos no quadro, que escrevo depressa e legível, que tal e tal e tal. Quase tudo bom e encorajador, são muito generosos estes alunos. Mas o melhor comentário foi aquele em que diz que a minha letra é muito bonita, especialmente considerando que sou canhota. Ora esta!

1 comentário:

Osiriums Ventaka disse...

Isso é que é preciso :)

às vezes estas opiniões (dos alunos) costumam a ser ameaçadoras, pois tanto podem ser positivas como negativas (dependendo do espírito do grupo dos alunos).

Bem, que corra tudo bem por aí :)

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.