é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

segunda-feira, novembro 26, 2007

observando os americanos

1. O feriado do thanksgiving é uma operação de logística gigantesca que envolve o país inteiro. É preciso comprar bilhetes ou reservar carro com meses de antecedência, há mais comboios do que é costume, os aeroportos estão um caos, quem se faz à estrada mune-se de paciência extra para enfrentar o trânsito. Milhares de pessoas a viajar milhares de quilómetros num país enorme. De quinta a domingo.

2. Num país de muitas religiões, o thanksgiving é o feriado unificador, mais inocente que o natal. E menos consumista. É a festa da família e do perú, não a festa da família e dos presentes.

3. Sendo um feriado de forte significado familiar a pouco mais de um mês do seguinte com as mesmas características, e quase com a mesma intensidade, permite uma gestão mais fácil do habitual problema das duas famílias: "natal com a tua família ou com a minha?". Uma solução habitual parece ser: thanksgiving com a tua, natal com a minha.

4. Cozinhar o jantar de thanksgiving para toda a família é um rito de passagem, um atestado das capacidades enquanto dona de casa (ou dono de casa), uma prova de que se é completamente adulto. Com a dificuldade acrescida de que assar um perú não é a coisa mais fácil do mundo. Principalmente quando é preciso ao mesmo tempo preparar todas as outras comidas da praxe, o puré de batata, os inhames, o molho de carne, a geleia de arandos, mais alguma coisa que eu me tenha esquecido e pelo menos duas tartes para sobremesa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os rolls, faltaram-te os rolls! ;)
Eu por cá, sem nunca o ter vivido, ando fascinada com o Thanksgiving! Espero que o teu tenha sido bom :)

Ana Rangel disse...

(hihi)

Adorei o thanksgiving, passei o primeiro em SF com portugueses, brasileiros, mexicanos, argentinos e alguns americanos (lol). Acho muito mais "unificador", sem dúvida, as pessoas, a família, não as coisas...

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.