é a penúltima linha da minha morada, enquanto aprendo matemática no MIT.

sexta-feira, setembro 30, 2005

"Enhancing the Graduate Experience"

Há aqui no departamento de matemática uma actividade de acolhimento aos novos alunos de doutoramento (ah, acho que é a primeira vez que me descrevo como "aluna de doutoramento" em português. PhD student muito bem, já me habituei, mas assim, doutoramento, com tantas sílabas, é esquisito...).
São jantares com 2 professores e 7 ou 8 alunos, num restaurante escolhido pelos professores, tudo pago pelo departamento. Há duas semanas fui a um, hoje fui a outro. No caminho de volta até ao departamento, estive em amena cavaqueira com um dos professores, um que também chegou este ano aqui ao MIT, que também se mudou para um apartamento alugado há pouco tempo, que também acha que os americanos são ligeiramente insanos. É russo e ficou bem impressionado por eu saber dizer alfarrabista (gonçalo, só me lembro desta...).
E como é bom não ter de decidir se vou chamar as pessoas por tu ou você, mas simplesmente you.

quinta-feira, setembro 29, 2005

o verbo

(ou devia dizer antes "o Verbo"?)

os verbos

No inglês, gosto desta coisa de se poder fazer verbos à parva. Já por duas vezes respondi à pergunta "What are you doing?" com "blogging" ou "banking". Da primeira, estava a escrever aqui no sítio, da segunda estava a ver a minha conta no meu banco local. Mas "blog" e "bank" são, à partida, sustantivos e não verbos.
(mãe, lembrei-me agora, tenho saudades de te perguntar ao jantar sobre as tuas aulas de inglês)

quarta-feira, setembro 28, 2005

ainda a sopa

meus caros,
a sopa, com umas raspas de queijo por cima, fica simplesmente ma-ra-vi-lho-sa.

então se houver brigadeiros caseiros para sobremesa, nem vos digo nada... (obrigada andreia)

avião de natal

Já tenho bilhete de avião, ida e volta. Fico em Portugal o mês de Janeiro, faço como os pássaros que voam para terras mais amenas.
Parto depois de uns diazitos sem aulas para fazer compras de natal, fazer malas, talvez ir a NY ver a árvore (bora, tiago?).
Volto para ter uns diazitos sem aulas para desfazer as malas, limpar a casa, tomar decisões sobre o próximo semestre, e visitar um bebé (pode ser, ana?).

autárquicas

No meu computador (telefone-jornal-janela), também se observam as autárquicas. Por exemplo, por aqui.

terça-feira, setembro 27, 2005

humor local 7

"The lost sock" - self serve laundromat

segunda-feira, setembro 26, 2005

SSN

Estou a caminho de me tornar numa pessoa neste país: recebi o meu Social Security Number. Agora já posso tirar a carta de condução, comprar um telemóvel, etc e tal.
Próximo passo nas lides burocráticas: descobrir quando, quanto, como funcionam os impostos.

comunicação hi-tech

Às vezes, espanta-me a tecnologia.

1. Quando o meu avô era jovem, o lado de cá do oceano era mesmo um outro mundo. Vinha-se e muitas vezes ficava-se, a viagem de uma vida, como fizeram os irmãos dele. Falar, só por carta. Agora, aos 80 anos, o meu avô senta-se à frente do computador, fones e webcam, e conversamos. Da quinta, da família, da minha vida aqui.

2. De manhã acordo, estendo o braço e ligo o computador. Às vezes, ao pequeno almoço, encontro-me com os meus pais. Às vezes são coisas importantes, às vezes é só para eu ver como o coqueiro lá de casa está grande. Esta manhã, foi para ir ver montras com a minha mãe.

domingo, setembro 25, 2005

hoje

fiz alguém mais feliz. comprei três caixas de chocapic (que a nestlé só distribui na europa) na peixaria fernandes, comprei papel de embrulho vermelho com carrinhos, comprei um cartão de parabéns. ontem, cinco minutos antes da meia noite, saí de casa do joão e do craig, vim a casa buscar os embrulhos, espetei velinhas em bolachas e voltei lá para baixo, a cantar os parabéns. em português e em inglês. e o ricardo sentado no chão, a soprar as velas, a abrir os presentes, com ar de miúdo contente.





e hoje o jantar foi na casa de portugal, com uma mão cheia de pessoas, das categorias do costume: mesmo departamento, mesmo país, mesma casa. para a sobremesa, pudim flan de aniversário. :)

Parabéns, Ricardo!

Mah Na Mah Na

como eu gosto disto. para quem não sabe o que é, leia aqui.

Obrigada Catarina e Luís :)

este vídeo não está completo... :(
eu cheguei a ver um que ia até ao final, segundo este texto.

portugueses

descobri-a hoje: cambridge street, a rua dos portugueses. que coisa boa. obrigada andreia, por me teres feito companhia na busca pela prenda perfeita para o ricardo.



hoje foi o picnic da PAPS, conheci tanta gente boa. Em carne e osso, finalmente a ana e o frederico. a conversa vem fácil, fica-se mais um hora, mais duas, mais três, sentados à roda de uma mesa de madeira num parque. e, como seria de esperar em portugueses, o grupo desmobiliza à hora do futebol, em direcção à RTPi mais próxima.

à terceira

foi de vez.
a sopa está boa. mesmo boa. nada a apontar. :)
já acertei nesta, da próxima vez aventuro-me por outras. feijão vermelho, feijão verde, um mundo inteiro de sopas me aguarda.

sexta-feira, setembro 23, 2005

um mês

Faz hoje um mês que cheguei e estou com dores de crescimento. Não nos ossos, na alma. Faz sentido?

Parece que fazer amigos demora tempo. Entretanto, a quem é que eu digo as doideiras que me passam pela cabeça, as parvas e as sérias?

Fomos velejar outra vez esta tarde, dois em cada barco, agora já o consigo controlar sozinha, só preciso da outra pessoa para equilibrar. Mais uma vez, Boston visto do Charles é lindo. Quando cá vierem, levo-vos lá.

Esta noite foi o jantar da PSA. O melhor nem foi a comida ser portuguesa, foi cumprimentar toda a gente com dois beijinhos, falar dos arraiais do técnico, dos desenhos animados de quando éramos pequenos e da política portuguesa, e pincipalmente aquela sensação difusa de estar com pessoas com quem me pareço e que é tão rara aqui.

Hoje no PUMA GRASS (Pure Math Graduate Student Seminar), falou-se do paradoxo de Banach-Tarski, que diz que há uma maneira de pegar numa laranja, cortá-la bem cortadinha em pedaços, e depois voltar a encaixá-los de maneira a formar duas laranjas iguais à primeira. Ou cortar e encaixar de modo a obter uma melancia:
orador - And we only had to assume that both the orange and the watermelon were bounded!
elemento da assistência - And that they had non-empty interior...

olfacto

Hoje experimentei o fenómeno de Proust, entre um e outro edifício da universidade. Cheirei, nem sei se foi real, uvas doces quase a fermentar, e na fracção de segundo que dura um pestanejar estive no fratel, em setembro, a meio caminho entre a minha casa e a casa da madrinha ana, a cortar caminho pela vinha.

quinta-feira, setembro 22, 2005

O outono

começa hoje, dia 22 de setembro.

outono

E hoje quase me sinto de férias. Depois de dois trabalhos de casa entregues ontem e mais dois entregues hoje, e com os próximos só para segunda feira, a minha qualidade de vida aumentou drasticamente. O frigorífico voltou a estar cheio, esta noite não penso em trabalhos, e até vou sair um bocadinho antes de ir dormir. E amanhã recomeça o ramerrame.

Ah, e vou desinscrever-me de uma das cadeiras, por questões de razoabilidade.

segunda-feira, setembro 19, 2005

tenho

que trabalhar menos. a sério. senão arrisco-me a ficar sem sanidade mental. a ver o que faço em relação a isto. darei notícias sobre o assunto.

domingo, setembro 18, 2005

na cama com...

o shafarevich.

na cama com...

domingo de manhã: um copo de leite na mesa de cabeceira, as bolachas que a ema me ofereceu à distância de um braço, ainda enroscada nos lençóis, leio as primeiras páginas do shafarevich (basic algebraic geometry 1). é uma mistura entre boa vida e trabalho árduo.

msn

o meu computador é janela é jornal é telefone.



entre ontem e hoje falei, som e imagem, com a cau, o nuno, a tia cristina, a tia são, a tia lurdes, a alice e o avô. É tão bom ter a família por perto!

E............. uma das minhas primas está grávida, lá pela primavera seremos 36 na família!

sábado, setembro 17, 2005

receita da mãe

Há uns dias, os meus pais brincaram à teleculinária: inventaram uma receita bem fácil de fazer, escreveram-na, testaram-na na cozinha lá de casa, tiraram fotografias nos momentos chave e publicaram-na, o que neste caso significa que ma enviaram por email. Eu do lado de cá comprei os ingredientes, fui para a cozinha e, com o dito email aberto no ecrã do computador, cozinhei a coisa. Ei-la:E passo a citar o email:

"Como prometido aqui vai uma receita simples que pode adaptar-se a varias situações de carne ou peixe, devendo pôr-se numa frigideira ou num tacho ou panela o seguinte:

1 cebola cortada às rodelas finas,
1 ou 2 dentes de alho picados,
1 ou 2 tomates cortados aos pedaços,
1 batata cortada às rodelas,
½ pimento cortado em tiras,
1 pouco de salsa picada e ou coentros,
um pouco de azeite,
água até cobrir os ingredientes,

Pôr em lume brando ou mínimo durante cerca de meia hora ou 40 minutos e mexer de vez em quando.

Se quiseres por carne fresca ou congelada podes por logo com os resto dos ingredientes.
Se for peixe por só 15 a 20 minutos depois dos ingredientes.
Se for com ovos escalfados por só quase quando se desliga.
Se for presunto ou bacon ou chouriço por 5 a 10 minutos antes de desligar."

Obrigada. Estava delicioso.

avião natal

Ando a ver os preços das viagens de avião. Há umas datas possíveis, tenho que falar com os meus pais, saber quando é que os outros portugueses vão (pode-se sempre dar um jeito para viajar com companhia), saber se não há mesmo nada que me prenda aqui até ao final do semestre (dia 22), decidir se sempre vou a NY olhar para a árvore de Natal, e depois esperar que o preço não tenha subido muito durante este tempo de decisão.
Assim agora está nos 740 dólares.

quinta-feira, setembro 15, 2005

entre o exercício 2 e o exercício 3

27 de novembro? oh senhores, ponham isso mais perto do natal, para eu poder votar!

quarta-feira, setembro 14, 2005

vela, aula 3

Tive mais uma aula de vela hoje (não, o barco não virou). Aprendemos mais umas coisinhas e já experimentei controlar o leme e a vela ao mesmo tempo (no princípio, divide-se as tarefas por duas pessoas), mas não estou muito confiante em relação a entrar no rio sozinha num barquinho-casca-de-noz daqueles. O instrutor diz que eu não "velo" mal, mas eu sinto-me sempre aflita, como nas primeiras aulas de condução. Foi a última aula, a partir de agora posso ir lá quando quiser, pegar num barco, numa vela e num leme (são barquinhos de encaixar as peças!) e fazer-me à água.
É bonito ver Boston a partir do rio ao entardecer. O rio fica mais escuro, as luzes dos prédios acendem-se, a lua aparece lá atrás. Posso vir a gostar deste sítio.

começou

começou o trabalho. aulas, pensar nos trabalhos de casa, reler o que aconteceu depressa demais nas aulas, pensar nos trabalhos de casa, jantar, pensar nos trabalhos de casa. é cansativo, mas não é mau. :)

terça-feira, setembro 13, 2005

pequenas vitórias

noruega vira à esquerda

a roupa por lavar foi suficiente para fazer duas máquinas de roupa separadas, uma de branca e uma de cores

domingo, setembro 11, 2005

afazeres burocráticos

ir ao banco activar o cartão de crédito
inscrever-me no consulado
arranjar um número de segurança social (SSN)
descobrir sobre os impostos que tenho de pagar
tirar a carta de condução (mas preciso do SSN para isso)

de certeza que há mais, mas agora não me lembro.

e depois há os afazeres não burocráticos:

comprar mais um tomate e salsa
comprar uma extensão comprida
decidir que livros comprar e que livros pedir emprestados
etc e tal

falso alarme

tocou o alarme de incêndio. descemos todos, para a rua, à conversa. chegaram 2 camiões dos bombeiros, uma carrinha dos bombeiros e mais dois carros da polícia. vestiram os fatos especiais de bombeiro e entraram no edifício, com machados e outros instrumentos afins. passados 15 minutos saíram. alguém tinha tomado um banho com demasiado vapor...

espero que isto não aconteça no inverno, com temperaturas negativas e neve a cair do céu.

humor local 6

Robert W. Field Group
formerly the Institute for World Domination through the Study of Small Molecules

humor local 5

Gillette - world shaving headquarters

NY

luz

céu

luz

já voltei. foram 15 dólares (pechincha!) e 4 horas e meia para cada lado. fui a nova iorque encontrar-me com amigos portugueses em turismo, tudo muito rápido, encaixado entre as minhas aulas aqui e o avião deles ali.
mas que bom, falar só em português, falar sobre portugal, sobre a minha (tua, dele, nossa, vossa, deles) vida em portugal.

obrigada (tanto) ema, silvério, pati, maria manuel, inês e carlos, por me matarem saudades de portugal por interposta pessoa.

sexta-feira, setembro 09, 2005

vou

a NY, já volto.

humor local 4

Instant Shoe Repair - The Shoe Heeler

humor local 3

A parede exterior da tesouraria, que dá para o corredor, tem um mural com uma nota de um dólar.
Em altura da contestação contra o aumento das propinas, passou a $10'000.
E agora, a tesouraria vai mudar de sítio, mas ao que parece o mural fica lá.
(a fotografia é daqui)

humor (negro) local 2

humor local 1

Wright Brothers Wind Tunnel

amarelos

Para quem estuda matemática, livros amarelos são uma inevitabilidade. E a certeza de que haverá sempre muito para aprender.

amarelos

Na biblioteca cá do sítio, há prateleiras e prateleiras cheias deles. Hoje encontrei o nº 1 de uma das séries. Está em alemão. Em tamanho A4, e capa preta, não amarela.

quarta-feira, setembro 07, 2005

primeiro

primeiro dia de aulas. uma só aula de matemática, a de combinatória. aparentemente, não sei mesmo nada sobre o assunto, e se quiser continuar a ir àquelas aulas, terei de estudar por fora para conseguir acompanhar o assunto. o craig esteve a explicar-me umas quantas coisas de notação e teoremas básicos, para eu não me sentir tão perdida.

à tarde, aula de vela. metemos alguma água no barquinho, e muita água nas manobras. mas foi divertido, e ao fim de duas horas algumas coisas já saíam direito. a partir de agora (ainda antes da terceira e última aula) já podemos ir treinar. basta mostrar o cartão, ir buscar uma vela e um leme, encaixá-los no barquinho e sair! talvez no fim-de-semana.

ah, e já que estamos no registo de diário, à noite, a tal sopa verde-espinafrada.

terça-feira, setembro 06, 2005

inscrições

Hoje foi o dia das inscrições. Todos os alunos, de todos os cursos, de todos os níveis, de todos os anos, se inscrevem num único dia. Inscrevi-me em commutative algebra, algebraic geometry, geometry of manifolds e combinatorial theory. Em princípio serão estas, mas posso, durante as próximas semanas, mudar de ideias, acrescentar aqui e ali, retirar acolá, e acabar com um currículo completamente diferente. Por enquanto, fica assim. Portanto, amanhã tenho uma só aula, das dez às onze. Ah, e à tarde tenho aula de vela. :) Não me parece mal.


Respiro fundo. Quando acordar amanhã, já começou. Só acaba pertinho do Natal. E vai ser tanto trabalho que não posso imaginar. Mas já estou com saudades de matemática. É já amanhã.

self portrait tuesday

self portrait tuesday
a segunda tentativa de fazer sopa foi melhor que a primeira. a consistência saiu certa, a quantidade de sal saiu certa. resolvi acrescentar espinafres, mas cometi o erro de os passar também, além de deixar alguns a boiar. ficou demasiado... espinafrada. para a próxima já sei.

segunda-feira, setembro 05, 2005

4 de setembro

fiz 24 anos. alugámos um carro e fomos cinco passear (o ricardo, o joão, o craig, o tiago e eu). começámos na hampton beach, com banho deste lado do atlântico. almoçámos por lá, e quando começou a chover decidimos ir passear para outro ponto do mapa. crane's beach. paga-se 11 dólares para poder entrar com o carro, mas vale a pena. é bonito.
crane's beach
cinco sombras
crane's beach
Depois, conversar com os meus pais com webcam e som, jantar num indiano, com mais uns quantos amigos, e finalmente, o bolo de anos, feito pelo craig.
bolo de anos
24 velas. diz: "ANA PRBNS" as outras vogais não couberam...
estou contente. foi um bom dia de anos. :)
ah, e obrigada pelos emails de parabéns. foram bastantes. e pela prenda que me chegou por correio. e pelos encontros no msn. e pelos telefonemas transmitidos em segunda mão pelos meus pais. é bom sentir-me por perto quando estou longe.

sexta-feira, setembro 02, 2005

excerto

(no msn)

nuno - como é isso por aí?

eu - diferente. tão diferente que não consigo explicar. é húmido, por exemplo. as persianas não fecham até ao fundo, por isso há sempre luz no quarto. as pessoas não dão beijinhos, dão apertos de mão. a sopa não é em creme, é sempre em caldo. não se vende abóbora aos pedaços, vende-se squash inteiro. sair à noite acaba sempre no máximo às duas. não há bilhetes de metro, há rodelinhas de metal.

já tenho

colegas a caminho de ser amigos. que bom.

saudades de (os vossos) abraços. que mau.

quinta-feira, setembro 01, 2005

a minha casa (NW10)

é mesmo ao lado do reactor nuclear (a parte redonda do NW12).


que bom, hein?

hoje

estava calor e fui comer gelado.
afinal a vida também pode ser simples aqui.
www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos and videos from ana_rita. Make your own badge here.